quarta-feira, 12 de março de 2008

Que a justiça seja feita


Pior do que falar mal de Maomé em público lá nas arabias, é falar bem do Windows na internet, virou modismo no mundo high-tec meter o pau até dizer chega na janelinha do Bill Gates e depois ir lá lamber os "pés" do pinguinzão. Claro que o Linux tem seus méritos, que não são poucos por sinal, mas também sair ignorando o Windows assim do nada não dá.

Mesmo antes do lançamento do Windows Vista já havia boatos de que o sistema era pesadão e comedor de memória, depois do lançamento a coisa só piorou, a Microsoft viu o XP velho de guerra bater de frente com o Vista e se tornar uma pedra no sapato. Mas seria tudo isso mesmo? o Vista é mesmo essa porcaria que todos falam e mais um pouco?
Bom, esses dias eu estava tão cismado com esse assunto que resolvi meter o Vista no meu micro, só pra testar, mesmo o meu bichano estando com 768 de RAM, com um processador AMD Sempron 2500+ e uma modesta Geforce FX5200, lá fui eu dar uma de MacGiver e tentar fazer milagres com o que tinha em mãos. Instalei o Vista no micro e deixei ele em dual boot com o XP e o Ubuntu, que já estavam instalados na máquina antes. No meu caso, o Vista foi instalado em pouco mais de 20 minutos e só deixou de instalar os drivers do som, o resto ele detectou e instalou tudo de primeira, o som não tem drivers pra Vista ainda, mas usei o que veio no cd mesmo, pra XP, e ele aceitou numa boa, a Geforce FX5200 conseguiu rodar tranquilamente todas as firulas do Vista, como o famoso Aero Glass. Depois de tudo instalado a primeira coisa que reparei logo de cara era que, sempre que reiniciava a máquina o Vista era mais rápido na inicialização do que o XP, isso já era previsto pois foi uma das primeiras coisas que a Microsoft anunciou, mas não imaginava isso no meu micro com apenas 768 de RAM. Já estou usando o Vista a mais de dois meses e ele se mantém estável e rápido, ao contrário de muiiiiiitos comentários que li por ai.

O SuperFetch do Vista

A grande maioria dos realises e comentários que li pegaram pesado no que diz respeito a RAM, dizendo que o Vista usa muita memória pra si. A coisa não é bem assim.
O Vista tem um recurso chamado SuperFetch, que o XP também tem, mas é muito menos eficiente, esse recurso visa a fazer o sistema "aprender" o modo de como o usuário usa a máquina e com base nisso vai se otimizando conforme necessário, ele joga antecipadamente na memória ram partes de programas que ele julga que o usuário vai querer usar a qualquer momento e quando o usuário pede pra executar tais programas, como ele já carregou boa parte na ram, os programas são abertos "mais rápido". Eu pude comprovar isso na minha máquina, a inicialização do Internet Explorer, Firefox, Live Messenger, por exemplo, tornou-se muito mais rápida do que no XP, com a mesma máquina.

É por esse motivo que quando visualizamos os processos na máquina sempre vemos a RAM sendo usada pela metade, mesmo que não se esteja fazendo nada no momento, levando-nos a por a culpa, erroneamente, no Vista, achando que ele está ocupando toda aquela memória só pra ele se manter.

O "chato" do UAC

Outro recurso que o Vista tem é baseado em segurança, o chamado UAC, esse é aquele que todo mundo anda reclamando, que faz abrir uma tela de confirmação antes de executar qualquer programa em potencial na máquina. Na verdade esse recurso tem semelhança no que acontece no Linux, com o usuário "Root", pois no Vista, mesmo estando logado no sistema como administrador, você precisa confirmar que quer rodar determinado programa antes que ele seja executado. Isso, em teoria, diminui bastante a possibilidade de um programa se auto-executar e infectar a máquina, pois é necessário a confirmação do administrador antes, mesmo estando logado como tal, como já disse anteriormente. Como o UAC é meio chatinho, tem gente que anda desabilitando ele com a desculpa de que enche o saco ficar confirmando a ação para o sistema. Depois a máquina fica infestada de vírus e a culpa é de quem? Do Windows, claro.... rsrsrs.

Vale ressaltar que a configuração que uso é pra uso "normal", corriqueiro. Se for pensar em jogo, claro, teria que aumentar a RAM e adquirir uma placa de vídeo mais decente.

Não vou falar mais porque realmente ainda não dei uma aprofundada no Vista pra poder opinar, mas pelo que deu pra ver até agora, o sistema é bom, pelo menos pra mim, mais uma vez contrariando muita gente. Ele inicializa mais rápido, gerencia melhor o uso da memória, inclusive evitando ao máximo o uso do hd como memória virtual e tem recurso de segurança mais atual e agressivo. Eu aconselharia um "test-drive" nele pra quem ficou interessado, gosto do XP mas tá na cara que ele não durará muito, creio que mais um ano e o Vista deve dominar o cenário e ai não vai ter escapatória.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ta ganhando comissao da Microsoft manooooooooooowwwwwwwwwwwwwww?
UHAUHAuhuhauHAuHauHAUhUhauahUHAuH