sexta-feira, 14 de março de 2008

Os 25 anos de Thriller


Se a música pop moderna tem data de nascimento, então podemos dizer tranquilamente que é Dezembro de 1982. Nesta data, a 25 anos atrás, era lançado o álbum Thriller, o sexto da carreira solo de Michael Jackson. Mais de vinte anos depois, pegue o cd (ou vinil, para os mais nostáugicos) Thriller, coloque no aparelho, esqueça o lado polêmico do Michael de hoje, aumente o volume e ouça o mais puro pop da história. A faixa não importa, pode ser qualquer uma pois o álbum todo é uma obra prima.
Thriller é o álbum mais vendido da história da indústria fonográfica, é um divisor de águas no mundo da música, o original da época contém nove faixas que mostram claramente o porque de Michael Jackson ser o que é, chegar onde chegou e ser chamado de Rei do Pop, mesmo com todos os problemas atuais.
Claro que Michael não fez tudo sozinho, contou principalmente com a genialidade de seu produtor, Quincy Jones, uma lenda viva no mundo da música. Thriller não só fez revolução na música em si como também no modo de como ela é apresentada ao público, pois ouvir a faixa que leva o mesmo nome do álbum e não lembrar do famoso clipe com todos aqueles zumbis caminhando nas ruas e dançando magnificamente é impossível. Hoje dá pra dividir os clipes músicais em antes e depois de Thriller, pois a fórmula de clipes mostrado como uma espécie de mini filmes com começo, meio e um fim agradou tanto que é usada até hoje.
Pra comemorar os 25 anos de Thriller foi lançado mês passado um álbum comemorativo que contém as faixas originais e mais alguns remixes com a participação de Will I'am, Akon, Fergie e Kanye West. Eu particularmente não gostei muito dos remixes, exageraram um pouco na carga de rap e hip-hop, pra mim isso é fatal porque as músicas contidas no álbum original falam por si só e não necessitam de "remendos" pra mostrar sua glória, mas como é um álbum comemorativo e hoje em dia o rap e hip-hop estão em alta, dá pra engolir, pois é necessário atingir novas faixas de público, dita mais atual.
Falando em faixa de público atual, parece que a fórmula deu certo, pois Thriller 25th vende muito bem mesmo no "mundo pirata" de hoje, onde dá pra baixar o álbum inteiro em poucos cliques, o álbum chegou a ocupar o topo da lista dos mais vendidos no planeta (de novo, aliás, acho que até nisso Thriller mostra força, pois deve ser o único álbum a chegar ao topo de vendas por duas vezes na história, mas precisaria confirmar essa informação) e continua lá, firme e forte nas vendas depois de um mês nas prateleiras, pra um álbum comemorativo é um belo feito.
Poderia ficar aqui escrevendo muito sobre Thriller, assunto é o que não falta, mas o melhor mesmo é pegar e ouvir, só assim pra entender a dimensão do álbum e do artista que é Michael Jackson, não o polêmico, mas sim o gênio.

3 comentários:

Unknown disse...

Vivaaa o Michael Jackson...O cara das melhores letras de músicas.
Precisamos dele na área de novo.
Onde ele está?!?

Bjinhos

Alemac disse...

Tá trabalhando em álbum novo, mas como Michael é imprevisível, não arrisco data nenhuma.

Bjos.

Anônimo disse...

O cara é gênio, mesmo. As letras sempre foram bobas, mas o cara tinha domínio da música QUANDO estava antenado com a realidade. Algo que ele infelizmente perdeu quando se isolou em Neverland e se cercou só de crianças. Ele devia era dar umas voltinhas no gueto e clubes norturnos cercados de prostitutas (ambiente onde cresceu com os Jacksons 5 e que pode muito bem ser o responsável pelos problemas mentais dele) pra voltar a se inspirar. Se ele QUISER MESMO ele faz outro Thriller.