sexta-feira, 9 de maio de 2008

O sabe tudo!

Acho difícil, pra não dizer impossível, entrar na internet hoje em dia e não dar uma passada que seja lá no Google, o sistema de busca mais famoso (e eficiente) da grande rede. A internet é uma imensa rede de computadores interligados ao redor do mundo, imagine milhares de máquinas com milhares de informações disponível para qualquer pessoa, fácil fácil..... como a rede é imensa e a quantidade de informação é absurda, é obrigatório hoje em dia um sistema que procure o que você precisa e te entrege de bandeija, mastigadinho, é só clicar e acessar. E nenhum outro sistema é melhor nisso do que o nosso grande amigo do peito, o Google. Por trás daquela aparência simples de sua página principal, se esconde um sistema complexo e eficiente de indexação de páginas "perdidas" na internet, literalmente falando, um robô que fica vasculhando a rede 24 horas por dia atrás de informações que, com certeza, logo alguém vai precisar saber onde está.

Só lamento o Google ter chegado bem depois de eu me formar na escola... rsrsrsrs. Hoje em dia, fazer um trabalho escolar é baba, se depender só da pesquisa, o Google resolve.... junto com o Ctrl+C Ctrl+V, claro.

Quantas e quantas vezes me vi dentro de uma biblioteca, com várias folhas de papel ao maço espalhadas na mesa, lápis, borracha e caneta na mão e mais um espírito de Indiana Jones, tentando descobrir o tesouro escondido. Mas até sinto falta daquilo tudo, pois quando nos era pedido um trabalho assim, muitas vezes eramos divididos em grupos e cada um fazia uma parte, nos reuniamos na biblioteca em horário diferenciado e tentavamos fazer o melhor possível, mesmo sabendo que, muitas vezes, o professor nem iria ler tudo aquilo.

Mas valia a pena (hoje percebo isso), pois ali tinhamos contato mais profundo uns com os outros e trocavamos idéias sobre o assunto, no fim, saiamos da biblioteca um pouco mais por dentro do assunto, pois realmete tudo era lido e estudado para que o trabalho ficasse pronto.

Hoje é fácil entrar no Google e pesquisar, achar o que precisa e sair copiando e colando, até porque a impressora tá ali do lado, é só fazer uma capa bacana e imprimir, tá pronto.... mas, sempre tem o mas né, saber que é bom, nada.

Acho que tudo vem pra somar, uma ferramenta maravilhosa como o Google, se bem usada, pode fazer você saber bem mais do que saberia se estivesse no velho sistema "caçador de tesouros na biblioteca", é só ler e absorver, pois a informação necessária pra isso se acha muito mais fácil. Se a preguiça não matasse, seria fácil.

A internet hoje faz parte do dia-a-dia de muita gente, é uma ferramenta poderosa que encurta distâncias e facilita as coisas, mas sempre atrás disso tudo tem o usuário, é ele quem faz a coisa acontecer, só depende dele e de mais ninguém, usar com sabedoria o que se tem em mãos é garantia de sucesso pra qualquer um. Porque em uma prova de vestibular, você vai estar lá tremendo e passando nervoso, tendo os famosos "brancos" no seu cérebro e o Google não vai estar lá pra te salvar, pelo menos ainda não... graças a Deus.

Nenhum comentário: