segunda-feira, 26 de maio de 2008

Só o Top, nada mais.

Essa semana eu fui questionado por um conhecido sobre como ele poderia melhorar o micro dele, pois já estava na hora de atualizar e ele queria deixar o bichano "Top de linha". Acontece que eu lembrava bem de quando ele havia comprado a máquina, quase um ano. Pô, dai o caro leitor pergunta - Mas com um tempo de uso desse é preciso mesmo fazer um upgrade?
Eu costumo dizer que tudo na informática é relativo, tudo depende de como a pessoa usa o computador, de suas necessidades e por ai vai. No caso desse meu conhecido, ele se encaixa mais no perfil que chamo de "UFLU", ou melhor, Usuário Fanático Louco por Upgrade. Esse tipo de usuário é daqueles que não quer ficar atrás no quesito atualidade do micro e corre atrás pra trocá-lo, ou atualiza-lo, assim que sai coisa nova disponível na área, e diga-se de passagem, a coisa evolui espantosamente rápido.
Mas nem sempre é preciso ter desespero pra atualizar a máquina, sair gastando tubos de dinheiro pra deixar a criança zero bala novamente. Se a máquina está dando conta do recado, faz tudo o que você precisa e não te dá dor de cabeça, não há motivo pra sair correndo até a loja mais próxima e pedir aquele cpu com o processador que lançaram ontem, MICRO BOM É AQUELE QUE SUPRE AS NECESSIDADES DO USUÁRIO NO DIA-A-DIA, pois se você só usa o micro pra acessar a internet, editar planilhas, redigir textos e conversar no messenger, não precisa de muito, são aplicações leves que não demandam máquina parruda.
Caso deseje melhorar o desempenho da máquina mas sem gastar muito, pense em duas coisas..... Memória Ram e HD..... explicando de modo bem grosso, a primera tem influência direta no desempenho do sistema, pois é uma memória de acesso rápido, pouca Memória Ram no sistema significa lentidão, já o HD é a memória de massa, ou seja, é nele que fica todos os seus arquivos gravados e, ao contrário da Memória Ram, os dados não são perdidos quando o micro é desligado, o HD é o responsável direto pelo espaço total disponível no micro, além de contribuir também com o desempenho de forma geral. Essas duas peças são bem acessíveis hoje em dia e garante uma melhora na performance do micro sem gastar muito dinheiro.
Claro que se seu micro for muito antigo, muitas vezes torna-se inviável um upgrade, ai sim, compensa comprar um novo e ser feliz, mas se ele está na casa de uns 2 a 3 anos, um upgrade de memória vai dar mais um gás no desempenho, adiando a compra de um novo.
Não vou comentar sobre micros usados pra jogos, pois jogos são aplicações pesadas e que demandam máquina mais parruda, como novos jogos são lançados frequentemente, e sempre mais pesado, fica difícil segurar o upgrade por muito tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Manoooooowwwwwww,manda ele comprar uma Geforce 8800GTS para rodar o campo minado em alta resoluçao.E se ele quiser pode ate rodar o Win Vista com o Aero ativado.
HAUHAuhaUhauhAHAuHAHUAHuHAUHauHUA