quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eu tenho um sonho !!!

Em 1963 Martin Luther King fez um discurso diante das massas, nos Estados Unidos, que entrou para a história. Nesse discurso, dentre outras coisas, ele disse que tinha um sonho, o sonho de um dia as pessoas serem julgadas pelo seu caráter e não pela sua cor de pele, e com certeza era um sonho mesmo, tendo em vista que aquele país é extremamente racista e a intolerância a negros por lá chega ao extremo. Tanto que Luther king pagou caro, com sua vida, por sonhar assim. Não só ele como muitos outros que lutaram nessa linha.

Por isso, as cenas da euforia geral que se viu na noite de ontem, quase meio século depois do grande discurso de Luther King, soa como um alívio e uma renovação no país, pois elegeram um negro para ser seu comandante supremo. Junte-se esse fato e mais o fator Bush, o furacão que levou os Estados Unidos à situação que vemos hoje, e se tem os ingredientes necessários pra festa se extender ao globo inteiro.

Isso porque tudo o que ocorre no país reflete diretamente em outros cantos do mundo, dado as dimensões de poder que os Estados Unidos possui. O país vem sofrendo fortes baixas de prestígio, é odiado por um punhado de gente mundo afora e atualmente acabou de entrar em uma recessão gerada por uma crise que levou meio mundo (ou quase todo ele) junto. Mais uma vez o fator Bush mostrando a cara. Por isso tudo, não é novidade pra ninguém as imagens da grade festa que se fez após o anúncio da vitória de Obama.

A tarefa de Obama não vai ser nada fácil, vai ter que lidar com essa crise de dimensões globais, mudar a cara do país e assim conseguir o prestígio que perdeu de volta, mas a eleição dele é um bom sinal, falando genericamente, pois mostra que o povo americano realmente deseja a mudança e está cansado (assim como o mundo todo) dos rumos que o país tomou nesses últimos oito anos.

Só nos resta agora esperar pra ver, se Obama é realmente a mudança esperada ou se ele vai continuar a política de olhar para seu próprio umbigo, fazendo o sonho de Luther King continuar sendo só um sonho.

Você pode ler o discurso histórico de Luther King, na íntegra, aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obama aconselha o povo americano: "Nao vote em branco..."
HAUhaUhauhuAHUAhaUHauHAUHAUHU

Anônimo disse...

Antes de mas devemos lembrar que Obama é apenas mais uma peçana política Americana e que ele sozinho no decide tudo, o senado é quem realmente dá as cartas. Exemplo disso é a aprovação do pacotes de medidas emergênciais para a economia Americana que tanto se fala nas últimas semanas.
Concordo com o blogueiro quanto ao fato do USA ser uma país intolerânte em relação aos negros... mas isso é mais uma questão cultural, devido a guerra cível, assim como tb somos intolerantes com o nossos Nordestinos.
Agora alguém realmente que o fato de um país ter um presidente negro vai realmente mudar alguma coisa?
Obama ganho de presente de ínicio de mandato uma crise finaceira que vinha se formando a muito tempo, assim como o Bush ganho os atentados de WTC já no primeiro ano de mandato.
O que realmente vai acontecer? Só o tempo vai dizer...

Alemac disse...

Na realidade não é só os nordestinos que sofrem preconceito não, aqui os negros também sofrem com isso (claro que em um grau bem mais baixo que os americanos), a diferença é que o brasileiro "disfarça" bem o preconceito que tem.

A frase "isso é serviço de preto", muito pronunciada por aqui, na maior inocência, mostra boa parte disso e o quanto ainda temos que caminhar nesse sentido.

Abraços.