quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eu não sou de plástico!

Não é novidade pra ninguém que o plástico demora pra caramba pra se decompor no meio ambiente, em média são 500 anos de jornada até o dito cujo ser decomposto. Atualmente é comum em vários lugares do mundo o uso das sacolinhas plásticas em supermercados e afins, como forma de embalagem rápida dos produtos comprados, muito prático. O ser humano tende sempre a ir para o lado mais fácil de tudo e tirar proveito ao máximo dessas praticidades, mas nesse caso, a longo prazo (ou não) o que era pra ser prático se tornou um verdadeiro tiro no pé.

Isso porque depois do uso (rápidíssimo, diga-se de passagem) a tal sacolinha não tem mais utilidade e acaba sendo descartada. Isso por si só já é um tremendo atentado para o meio ambiente. Masssss, como disse, o ser humano e sua necessidade de ser prático acabou arrumando uma utilidade fantástica para o artefato, a sacolinha acabou virando um prático saco de lixo. Atire a primeira pedra quem nunca usou uma dessas pra colher o lixo da casa, pois tem de sobra em casa, assim resolve-se dois problemas de uma vez só, a sacolinha vai para o lixo e ainda quebra um galho na economia com sacos realmente pra lixo.
Pra tentar pelo menos aliviar o problema, existem campanhas no mundo todo em que as sacolinhas plásticas estão sendo abolidas em supermercados, padarias e onde mais elas costumam ser usadas. A idéia é bem simples, a pessoa leva uma sacola de casa (geralmente feita de pano) pra levar o que comprou pra casa e, assim, pode reutilizar a mesma sacola em compras futuras, evitando assim o uso das famigeradas sacolinhas plásticas que tanto poluem. Como criatividade é tudo, vale até uma personalização nas sacolas pra torna-las diferentes e com a cara do dono (ou dona).

Fora isso, grandes redes já distribuem sacolas de pano com o logo do estabelecimento para os clientes, o que gera economia a longo prazo (ja que não é necessário comprar milhares de sacolas plásticas) e ainda por cima dá aquela maõzinha na preservação do meio ambiente.
A idéia na verdade não tem nada de novo, porque antigamente as coisas já eram assim, só depois, com toda essa modernidade do mundo apressado atual, é que as sacolinhas plásticas apareceram.

A coisa ainda não pegou pra valer aqui no Brasil, mas existe movimentação por parte das empresas nesse ponto, como o grupo Pão de açucar, que vende por um preço camarada sacolas descoladas como essa ai da foto, para que seus clientes a usem sempre que vão ao supermercado, evitando assim o uso de sacolas plásticas descartáveis.
Devagar a gente chega lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro blogueiro... vc já deixou de usar sacolas de plástico? Já aderiu a nova onda?

Alemac disse...

Confesso que ainda tô longe de chegar lá.. rsrsrsrs.
Mas com certeza houve uma mudança sim, pelo menos no uso das sacolinhas como saco de lixo, aqui em casa boa pate do lixo vai para um saco só, o que antes não acontecia.
Outra coisa legal é usar as garrafas retornáveis da coca-cola (sim, eu bebo muita coca ..rsrs)... pra evitar as garrafonas pet.

Mas sim, muita coisa ainda pra corrigir.

Abraços.