sexta-feira, 11 de julho de 2008

Backup!

Confiamos muito em máquinas, mas máquinas não são nada confiáveis. Por melhor que seja a marca, um dia ela te deixa na mão e o estrago pode ser grande. Vivemos hoje em um mundo altamente conectado, onde muita coisa (ou quase tudo) passa por um computador, é incrível a quantidade de coisas importantes que um computador guarda, quanto mais o usuário é dependente do micro, mais coisas importantes ele vai deixar lá. Extrato bancário, trabalhos da faculdade, fotos e mais fotos da família e amigos (inclusive de pessoas queridas que se foram e não voltam mais), enfim, tudo o que se possa imaginar. Mas, como disse antes, um dia a máquina dá tilt e tudo o que você tem lá evapora em um estalo.
Essa imagem aqui nada mais é do que o retrato de um HD, ou Hard Disk, todo micro tem pelo menos um (por enquanto..rsrsrs) e é nele que fica guardado todos os seus dados quando você desliga o micro, quanto maior a capacidade desse dispositivo, mais arquivos você consegue armazenar no micro e, maior é o preju quando ele dá pau... hehehe.
Essa semana eu liguei meu micro e o mesmo não conseguia inicializar o sistema, tentei de tudo e nada, não inicializava. Consegui inicializar o micro através de uma outra versão Windows que tinha na máquina mas mesmo assim não conseguia acessar esse meu hd que tava dando pepino. Foi batendo um frio na barriga nessa hora, pois tenho muitas coisas nele que não gostaria de perder, vai de músicas, filmes e séries até fotos de minha querida avó que não está mais comigo, dentre outras coisas. Somente nessa hora é que a gente lembra do tal do Backup.
Mas o que é afinal o Backup?
Backup nada mais que que uma cópia de segurança de seus arquivos, que você faz e guarda em um outro local que não seja o próprio micro, assim você terá sempre uma cópia de seus arquivos e, caso o HD dê problema, você não perde suas preciosidades. Por sinal eu não tinha uma cópia de segurança de meus arquivos e então bateu o desespero. No meu caso eu consegui resolver, usei um programa que conseguiu visualizar meus arquivos no HD e a partir dai fiz a copia deles pra um outro lugar antes de "zerar" o HD. Claro que isso nem sempre é possível, cada caso é um caso e eu poderia ter "tranquilamente" perdido tudo.
Mas como é que se faz esse tal de Backup?
O procedimento é simples, você só tem que copiar seus arquivos para outro lugar que não seja o próprio micro. A cópia pode ser feita em DVD's (que possui uma boa capacidade de armazenamento), CD's (que possuem capacidade reduzida para os dias de hoje, mas ajuda) ou até mesmo para um outro HD reserva que se tenha na máquina.
Eu recomendaria fazer a cópia de arquivos que realmente importa, ou seja, arquivos que você julga que são realmente importantes e que não podem ser perdidos, como fotos e documentos de carater particular, por exemplo, você pode perder uma porrada de músicas em uma pane, caso não tenha backup, pois você pode recupera-las novamente com o tempo, mas a coisa muda caso o arquivo seja uma foto, pois a mesma não pode ser tirada novamente como era antes. Filtrando os arquivos na hora de fazer o backup, você economiza espaço e tempo.
Outra dica muito importante e válida é manter seus arquivos sempre muito bem organizados no micro, pois caso haja necessidade de fazer um backup rápido de emergência você já sabera o que salvar e não perde tempo procurando "agulha no palheiro".
Existem muitos programas que ajudam na hora de fazer um backup, uma boa pesquisa na net é o suficiente para encontrar muitas opções, algumas gratuitas inclusive, desse tipo de programa.
O própio Windows possui um utilitário de Backup embutido, basta clicar com o botão direito do mouse no icone HD a qual se deseja efetuar backup e depois em PROPRIEDADES. Na janela que abrir, procure pela aba FERRAMENTAS e acesse, dentro dessa aba há a opção de Backup, é só clicar em FAZER BACKUP AGORA... e seguir as instruções.

Nenhum comentário: