quarta-feira, 11 de junho de 2008

Isso é tudo o que nós temos, é tudo o que nós somos


No dia 14 de Fevereiro de 1990 foi enviado um comando para a sonda Voyager 1 (ainda conto a história dessa sonda aqui) para que se virasse e tirasse uma foto de nosso planeta, a sonda estava a 6,4 Bilhões de quilômetros da Terra e então fez o que pediram, o resultado se vê ai na foto ao lado. Um minúsculo ponto "perdido" na imensidão do espaço, sem vestígios aparentes de nossa existência e de nossas realizações. Confesso que nunca achei minha casa tão pequena desde quando vi essa imagem pela primeira vez, um mero ponto que quase não se percebe e que abriga esse turbilhão de vidas e sistemas a qual estamos acostumados.
As vezes é preciso esfregar na cara essa foto para se fazer perceber que a arrogância do homem é muito maior que um mero ponto no espaço.

Como sempre, atrasado, o mundo parece ter acordado para a questão do meio ambiente, parece ter finalmente percebido que os recussos do planeta são finitos e que em breve a conta chega pra gente pagar, e vai ser caro. Sabe aquela coisa de que quando a água bate na nossa bunda a gente se incomoda? é bem por ai mesmo.

Não adianta ter percebido que a coisa tá feia para o nosso lado, é necessário agir com rapidez e encontrar soluções, o que é exatamente o que não ocorre, perde-se tempo discutindo politicas internas e ninguém quer perder nada, como o caso dos Estados Unidos, que preferem continuar em primeiro no ranking da poluição do que contribuir com o planeta.

Uma breve olhada nesse video nos mostra o quanto somos pequenos, mas mostra também, com certeza, que no universo tamanho nem sempre é documento.

Nenhum comentário: